terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Formatura dos Agentes Ambientais - Nova República

Elaine - Fórum
Ailton-SEDES Tatiany-SEMA - Elaine-Fórum
Daniel Lima - Coordenador Geral
Formanda Albina Pereira dos Santos
Ontem, dia 27, ocorreu a cerimônia de formatura dos agentes ambientais da Nova República, pelo curso de capacitação do projeto Transformando Catadores em Agentes Ambientais, realizado pelo Fórum Pró Cidadania, através do convênio 002/2013, da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA e do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente - FERFA. 

O Projeto Transformando Catadores em Agentes Ambientais visou capacitar o grupo de catadores/recicladores, contemplado pelo programa de Inclusão Produtiva Vida Melhor – Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, da Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do Vida Melhor-Urbano de Amaralina e que atuam na região da Pituba, Itaigara, Caminho das Árvores, Amaralina, STIEP e Costa Azul. 
 Esse curso de formação e capacitação teve por objetivo incentivar e promover, através de processos formativos, uma atuação e participação qualificada, bem como o empoderamento dos catadores/recicladores no processo estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
 O curso de formação com a carga horária de 32 horas foi organizado em quatro módulos: Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo e a Oficina de Audiovisual. A realização da oficina de audiovisual teve a proposta de produzir um vídeo pelos catadores/agentes ambientais a partir do seu olhar sobre a questão dos resíduos sólidos e da educação ambiental. 
 A maioria dos agentes ambientais não frequentavam uma sala de aula há mais de 30 anos. 
 A cerimônia contou com a presença de Tatiany de Andrade Oliveira, representando a Secretária de Meio Ambiente, Ailton Florêncio, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Gilmar Santiago, vereador da cidade de Salvador pelo PT e João Resch Leal da Secretaria Cidade Sustentável – SECIS, além de várias lideranças locais e também, do coordenador da UNIS-Amaralina - João Batista Oliveira Lima e os agentes da UNIS, bem como Raimilton C. de Carvalho e Idaci Ferreira ambos do MCPS - Movimento de Cultura Popular do Subúrbio.
Formando Jonas Barbosa Macedo
A cerimônia ocorreu num clima de muita alegria e emoção, nas palavras do agente ambiental, Jonas, o registro é feito: “antes nos colocavam como catador de lixo, sem importância, hoje sei que sou um agente ambiental, realizo um importante trabalho para a minha comunidade e para o planeta e que contamos com várias políticas públicas para nos apoiar e fortalecer”. 

Coordenador Geral: Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário